Álbum de fotos - acesso restrito.
Integração
Tempo: 20 min.
Apresentação dos Evangelizandos e Evangelizadores.
Questionar por que estamos na Evangelização. Para aprender o Espiritismo e o Cristianismo para aplicar sua moral no dia-a-dia e viver mais feliz consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
Falar sobre horários, rotina da aula e disciplina.
Apresentação do Programa Anual
Tempo: 10 min.
Falar dos módulos do programa, eventos especiais e aulas especiais.
Introdução
Atividade 1: Ambientação Histórica – Discussão
Tempo: 5min.
Perguntar aos Evangelizandos como era o mundo em 1850? Como viviam as pessoas? Como era sua alimentação e sua saúde? Como eram a música e a pintura? As ciências, os transportes e as comunicações? Quais os principais países e formas de governo?
O que sabem sobre a história do Espiritismo, direcionando-os para o tema da aula.
Desenvolvimento
Atividade 2: As Mesas Girantes - Filme
Tempo: 15 min.
Foram os fenômenos de Hydesville, através da mediunidade das irmãs Fox, e as mesas girantes, que deram origem às pesquisas do professor Rivail.
Assistir ao trecho do filme Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje desde, aproximadamente, o 15º min. ( Hydesville ) até o 22º min. ( postura científica, antes de resumir os ensinos dos Espíritos ).
Discutir com os Evangelizandos os aspectos interessantes do filme.
Destacar a postura científica adotada pelo professor Rivail. Ele não acreditou nos fenômenos somente por acreditar: refletiu, pensou, concluiu racionalmente e foi pesquisar o que havia por trás dos fenômenos.
Através da pesquisa científica adotada pelo professor Rivail, foi elaborado o Livro dos Espíritos e para não colocar seu próprio nome adotou um pseudônimo, o de Allan Kardec, nome que usou em outra existência.
Allan Kardec não descobriu, nem inventou o Espiritismo, ele pesquisou e codificou a Doutrina Espírita.
Atividade 3: As Mesas Girantes – Dramatização
Tempo: 20 min.
Explicar que a atividade objetiva demonstrar os fenômenos da tiptologia e da sematologia, bem como a evolução para a psicografia, através da dinâmica exposta em O Enigma das Mesas Girantes.
Escolher Evangelizandos para representar uma reunião mediúnica com os papéis de: Espírito, Médiuns ( 3 ou 4 ) e Assistentes. Os médiuns devem sentar em torno da mesa, estender as mãos e esperar um pouco até a manifestação da mesa. Então os Assistentes devem fazer perguntas do tipo: sim/não; resposta com números e resposta com palavras para que a mesa responda.
Apresentar a cesta de vime com caneta fixada para escrever sobre papel como demonstração da psicografia indireta. Citar que se utilizava também a prancheta e a pedra de ardósia.
Atividade 4: Histórico do Movimento Espírita no Brasil e no Paraná
Tempo: 5 min.
A FEB foi fundada no Rio de Janeiro em 1884 e a revista Reformador em 1883. Unificação do Movimento Espírita através do Pacto Áureo em 1949. Destacam-se Elias da Silva, Bezerra de Menezes e Guillon Ribeiro.
A FEP foi fundada em 1902 por 7 pessoas e 2 grupos espíritas. Destacam-se a fundação do Hospital Psiquiátrico em 1945, o Jornal Mundo Espírita ( como órgão de divulgação da FEP ) em 1949 e nomes tais como Lins de Vasconcelos, João Ghignone e Abibe Isfer.
Citar o trabalho de companheiros na divulgação Espírita no Brasil e no Mundo, especialmente Chico Xavier, Divaldo Franco e Raul Teixeira: as palestras, as obras e a conduta moral.
Conclusão
Tempo: 5 min.
Questionar a turma, que deverá acertar 80% das questões:
• Qual a importância dos fenômenos de Hydesville para o Espiritismo?
• O que você entende por mesas girantes?
• Explique por que a postura de Kardec diante dos novos fenômenos foi científica.
• Cite alguns fatos relacionados à história do Espiritismo no Brasil e no Paraná.
Fontes de Pesquisa:
1. FEB, ESDE - Programa I – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, edição 1996, Roteiro nº 02
2. ___, Escorço Histórico - Aspectos Marcantes de sua Trajetória ( obra disponível para download em http://www.febnet.org.br/file/1/126.zip )
3. ___, Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje, Filme ( disponível na Videoteca CEIC em VHS e em http://www.youtube.com, em 6 partes sendo a 1ª parte em http://www.youtube.com/watch?v=r-jZTGLXyN8 )
4. FEP, FEP 100 Anos, pág. 5.5 ( obra disponível para download em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=37 )
5. ___, Memória da Federação Espírita do Paraná no seu Centenário 1902-2002
6. ___, Resumo Histórico, texto disponível em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=27
7. FOELKER, Rita, O Enigma das Mesas Girantes, caps. 3 e 4; e Pesquisa e Exposição
8. KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, Introdução – itens III a V
9. ____________, Obras Póstumas, 2ª parte, A minha primeira iniciação no Espiritismo
10. ____________, O Livro dos Médiuns, itens 60 a 63 e 139 a 141
Fontes de Pesquisa e Recursos Utilizados por Atividade:
Atividade 1: [7], Pesquisa e Exposição
Atividade 2: [3]
Atividade 3: [7], caps. 3 e 4; [8], Introdução – item IV, pág. 20; e [10], item 140, pág. 186. Adicionalmente, cesta de vime pequena, material para fixação – barbante, fita adesiva, régua e mesa pequena, preferencialmente redonda.
Atividade 4: [2], [4], [5], [6
Um comentário:
o divaldo fica com uma cara tão estranha...
Postar um comentário