Bem Vindo ao Evangelizar Espírita!

Aqui você encontrará posts relacionados às aulas do 3º Ciclo da Infância ( 11 a 12 anos ) da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Centro Espírita Ildefonso Correia - Curitiba / PR.


Encontrará também informações relacionadas ao Espiritismo e à Educação, elementos-chave para alcançarmos o objetivo de divulgação da Doutrina Espírita e evangelização do homem.




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aula - Integração / Histórico do Espiritismo II

Álbum de fotos - acesso restrito.


Integração
Tempo: 20 min.

Apresentação dos Evangelizandos e Evangelizadores.

Questionar por que estamos na Evangelização. Para aprender o Espiritismo e o Cristianismo para aplicar sua moral no dia-a-dia e viver mais feliz consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Falar sobre horários, rotina da aula e disciplina.


Apresentação do Programa Anual
Tempo: 10 min.

Falar dos módulos do programa, eventos especiais e aulas especiais.


Introdução

Atividade 1: Ambientação Histórica – Discussão
Tempo: 5min.

Perguntar aos Evangelizandos como era o mundo em 1850? Como viviam as pessoas? Como era sua alimentação e sua saúde? Como eram a música e a pintura? As ciências, os transportes e as comunicações? Quais os principais países e formas de governo?

O que sabem sobre a história do Espiritismo, direcionando-os para o tema da aula.


Desenvolvimento

Atividade 2: As Mesas Girantes - Filme
Tempo: 15 min.

Foram os fenômenos de Hydesville, através da mediunidade das irmãs Fox, e as mesas girantes, que deram origem às pesquisas do professor Rivail.

Assistir ao trecho do filme Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje desde, aproximadamente, o 15º min. ( Hydesville ) até o 22º min. ( postura científica, antes de resumir os ensinos dos Espíritos ).





Discutir com os Evangelizandos os aspectos interessantes do filme.

Destacar a postura científica adotada pelo professor Rivail. Ele não acreditou nos fenômenos somente por acreditar: refletiu, pensou, concluiu racionalmente e foi pesquisar o que havia por trás dos fenômenos.

Através da pesquisa científica adotada pelo professor Rivail, foi elaborado o Livro dos Espíritos e para não colocar seu próprio nome adotou um pseudônimo, o de Allan Kardec, nome que usou em outra existência.

Allan Kardec não descobriu, nem inventou o Espiritismo, ele pesquisou e codificou a Doutrina Espírita.


Atividade 3: As Mesas Girantes – Dramatização
Tempo: 20 min.

Explicar que a atividade objetiva demonstrar os fenômenos da tiptologia e da sematologia, bem como a evolução para a psicografia, através da dinâmica exposta em O Enigma das Mesas Girantes.

Escolher Evangelizandos para representar uma reunião mediúnica com os papéis de: Espírito, Médiuns ( 3 ou 4 ) e Assistentes. Os médiuns devem sentar em torno da mesa, estender as mãos e esperar um pouco até a manifestação da mesa. Então os Assistentes devem fazer perguntas do tipo: sim/não; resposta com números e resposta com palavras para que a mesa responda.

Apresentar a cesta de vime com caneta fixada para escrever sobre papel como demonstração da psicografia indireta. Citar que se utilizava também a prancheta e a pedra de ardósia.




Atividade 4: Histórico do Movimento Espírita no Brasil e no Paraná
Tempo: 5 min.

A FEB foi fundada no Rio de Janeiro em 1884 e a revista Reformador em 1883. Unificação do Movimento Espírita através do Pacto Áureo em 1949. Destacam-se Elias da Silva, Bezerra de Menezes e Guillon Ribeiro.

A FEP foi fundada em 1902 por 7 pessoas e 2 grupos espíritas. Destacam-se a fundação do Hospital Psiquiátrico em 1945, o Jornal Mundo Espírita ( como órgão de divulgação da FEP ) em 1949 e nomes tais como Lins de Vasconcelos, João Ghignone e Abibe Isfer.

Citar o trabalho de companheiros na divulgação Espírita no Brasil e no Mundo, especialmente Chico Xavier, Divaldo Franco e Raul Teixeira: as palestras, as obras e a conduta moral.


Conclusão
Tempo: 5 min.

Questionar a turma, que deverá acertar 80% das questões:

• Qual a importância dos fenômenos de Hydesville para o Espiritismo?

• O que você entende por mesas girantes?

• Explique por que a postura de Kardec diante dos novos fenômenos foi científica.

• Cite alguns fatos relacionados à história do Espiritismo no Brasil e no Paraná.





Fontes de Pesquisa:

1. FEB, ESDE - Programa I – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, edição 1996, Roteiro nº 02

2. ___, Escorço Histórico - Aspectos Marcantes de sua Trajetória ( obra disponível para download em http://www.febnet.org.br/file/1/126.zip )

3. ___, Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje, Filme ( disponível na Videoteca CEIC em VHS e em http://www.youtube.com, em 6 partes sendo a 1ª parte em http://www.youtube.com/watch?v=r-jZTGLXyN8 )

4. FEP, FEP 100 Anos, pág. 5.5 ( obra disponível para download em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=37 )

5. ___, Memória da Federação Espírita do Paraná no seu Centenário 1902-2002

6. ___, Resumo Histórico, texto disponível em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=27

7. FOELKER, Rita, O Enigma das Mesas Girantes, caps. 3 e 4; e Pesquisa e Exposição

8. KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, Introdução – itens III a V

9. ____________, Obras Póstumas, 2ª parte, A minha primeira iniciação no Espiritismo

10. ____________, O Livro dos Médiuns, itens 60 a 63 e 139 a 141


Fontes de Pesquisa e Recursos Utilizados por Atividade:

Atividade 1: [7], Pesquisa e Exposição

Atividade 2: [3]

Atividade 3: [7], caps. 3 e 4; [8], Introdução – item IV, pág. 20; e [10], item 140, pág. 186. Adicionalmente, cesta de vime pequena, material para fixação – barbante, fita adesiva, régua e mesa pequena, preferencialmente redonda.

Atividade 4: [2], [4], [5], [6

Um comentário:

Bah disse...

o divaldo fica com uma cara tão estranha...