Bem Vindo ao Evangelizar Espírita!

Aqui você encontrará posts relacionados às aulas do 3º Ciclo da Infância ( 11 a 12 anos ) da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Centro Espírita Ildefonso Correia - Curitiba / PR.


Encontrará também informações relacionadas ao Espiritismo e à Educação, elementos-chave para alcançarmos o objetivo de divulgação da Doutrina Espírita e evangelização do homem.




domingo, 11 de abril de 2010

Aula - Casa Espírita

Álbum de fotos - acesso restrito


Objetivos:
•Identificar os tipos de trabalhos espirituais que são realizados na Casa Espírita.
•Conhecer as condutas desejáveis na Casa Espírita.


Atividade 1:
Distribuir aos alunos as seguintes perguntas e depois responder conjuntamente:

1- Qual o nome da Casa Espírita que vocês freqüentam?
R. - Ildefonso Pereira Correia - Barão do Serro Azul - Falar um pouco sobre Ildefonso Correia.

2- O que é a casa espírita para vocês?
R. - O Centro Espírita é um núcleo de espíritos encarnados e desencarnados, onde o mundo espiritual trabalha auxiliando e promovendo os ensinamentos ao Ser espiritual. Necessita para isso de uma atmosfera fluídica favorável, limpa de deletérias, mundanas e que estejam ligadas ás energias superiores através dos pensamentos elevados e em prece, das palavras de caridade, compreensão, fraternidade.

• Para Divaldo Franco:
R. - O Centro Espírita torna-se não a catedral da fé, mas o santuário da transformação moral do indivíduo, a escola na qual vamos aprender a Doutrina Espírita. A escola que não apenas nos informa, que nos dá instruções, mas a escola que essencialmente nos educa, que nos corrige os hábitos doentios, os atavismos perversos e perturbadores, que nos ajuda na disciplina do relacionamento. Porque será aí, que nós teremos oportunidade de viver a proposta da Doutrina Espírita e realizar a sua parte experimental, aquela que nos vai trazer a comunicação dos imortais, que nos vai ensejar as grandes consolações. Será o lado experimental, a reunião mediúnica que nós iremos consolidar a nossa atividade espírita. Nessa escola que é hospital de almas, nessa escola que é santuário de bênçãos, nessa escola que é oficina de trabalho edificante.

 O Centro Espírita tem todo um elenco de atividades. Não é a casa construída de pedra e de cal, de cimento, ferro e concreto que preocupa a tantos indivíduos, é o que dentro dela nós construímos. A humanidade sempre construiu templos suntuosos. Se nos recordarmos da história, as sete maravilhas do mundo antigo foram destruídas pelo tempo. A lembrança da manjedoura o tempo não apagou.

O Centro Espírita, portanto somos nós. Porque a casa pode ser mudada a qualquer momento. Pode ser destruída e vai, na sucessão dos tempos, mas o que nós construímos dentro dele é que irá significar a representatividade da sua função, o significado do seu ministério.

3-Quais as três finalidades da casa espírita?
R. - Tripla finalidade: templo, hospital, escola.

Templo para a nossa comunhão, em prece, com a Esfera Superior; Hospital, onde todas as nossas mazelas do corpo e do espírito, encontram o justo reparo, de acordo com nossas próprias necessidades; Escola, onde aprendemos as lições do Cristo, esclarecidas em Espírito e Verdade, pela Doutrina que abraçamos, únicas capazes de nos trazer a paz de espírito tão procurada.

4-Por que vocês freqüentam a Casa Espírita?

5- Você sabe quais atividades são desenvolvidas nesta Casa Espírita?

ATIVIDADES DA CASA ESPÍRITA - ILDEFONSO CORREIA

  • GRUPOS DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

  • EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL

  • EVANGELIZAÇÃO JUVENTUDE

  • REUNIÕES PÚBLICAS

  • REUNIÕES MEDIÚNICAS

  • LIVRARIA

  • BIBLIOTECA

  • PASSE

  • PASSE NO LAR

  • ATENDIMENTO FRATERNO

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL - CLUBE DE MÃES, GRUPO DE GESTANTES,  GRUPO DE NUTRIZES
O Centro Espírita é o local onde se desenvolvem as tarefas do Movimento Espírita, é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os amigos espirituais que nos assistem.

Essas tarefas estão distribuídas em vários setores, tais como:
- Palestras Públicas, destinadas ao público em geral, nas quais são desenvolvidos temas abordados à luz da Doutrina Espírita;
- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, de forma programada, metódica e constante, destinadas às pessoas de todas as idades e de todos os níveis sociais e culturais. O estudo da Doutrina, tendo como base a codificação.
- Atendimento Espiritual no Centro Espírita, atividades para pessoas que procuram esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral, abrangendo as atividades de recepção, atendimento fraterno, explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, passe e magnetização de água e Evangelho no Lar;
- Reuniões Mediúnicas, destinadas à prática da assistência aos espíritos desencarnados necessitados de orientação e esclarecimento;
- Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, estudo de forma programada, metódica e sistematizada, atendendo a criança e o jovem, esclarecendo-os e orientando-os dentro dos princípios da Doutrina Espírita;
- Divulgação da Doutrina Espírita, utilizando todos os veículos e meios de comunicação social compatíveis com os princípios espíritas, tais como: palestras, conferências, livros, jornais, revistas, boletins, folhetos, mensagens, rádios, televisão, internet, cartazes, fitas de vídeo e áudio;
- Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, a destinado as pessoas carentes que buscam ajuda material: assistindo-as em suas necessidades mais imediatas; promovendo-as por meio de cursos e trabalhos deformação profissional e pessoal; esclarecendo-as com os ensinamentos morais do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.

Então podemos dizer que a Casa Espírita tem tripla finalidade: templo, hospital e escola.
  • Templo, para nossa comunhão, em prece, com a Esfera Superior;
  • Hospital, onde todas as nossas mazelas do corpo e do espírito encontram o justo reparo, de acordo com as nossas próprias necessidades;
  • Escola, onde aprendemos as lições do Cristo, esclarecidas em Espírito e Verdade, pela doutrina que abraçamos únicas capazes de nos trazer a paz de espírito tão procurada.
 Por tudo isto, a Casa Espírita é o local que nos merece profundo respeito.

André Luiz, livro “Conduta Espírita”, também nos traz algumas advertências, falando da importância da pontualidade, da atenção aos doutrinadores, evitando conversação, tosse barulhenta, para que seja mantido o respeito à Casa de Oração.

Atividade 2:
Condutas desejáveis na Casa Espírita:

Simular o jogo "imagem e ação" entre duas equipes para adivinharem as palavras em negrito. Depois de adivinhadas a equipe deve relacionar a palavra com uma conduta desejável, pode pedir para que leiam a frase também.
1) Para vir á casa espírita prefira as roupas simples. Evite as roupas escandalosas. Não confundir a casa espírita com balneário. (roupa)
2) Evite aplausos e outras manifestações barulhentas para não gerar desequilíbrio. O silêncio favorece a ordem. (silêncio)
3) Preste o máximo de atenção ao evangelizador, sem conversação, bocejo ou tosse barulhenta. Quem se distrai em conversação inconveniente, além de nada assimilar, atrapalha quem fala e quem está interessado em ouvir. (conversa)
4) Procure chegar pontualmente para as atividades sem correrias e gritarias. (correria)
5) Evite barulhos com as cadeiras, reservando lugar para visitantes e pessoas fisicamente menos capazes. (cadeira)
6) Não confunda preguiça ou timidez com humildade, realize com bom ânimo as tarefas que lhe forem dirigidas. (preguiça)
7) Assiduidade quer dizer: freqüência sem faltas. Procure não faltar á evangelização aos domingos. (falta)
8) Procure não dizer palavrões dentro da casa espíritas. Eles não combinam com jovens educados e não ajudam nossa sintonia com os espíritos superiores. (palavrões)
9) A harmonia dos pensamentos condiciona a paz e o progresso de todos. (pensamento)
10) Desaprovar a conservação de retratos, quadros, legendas ou quaisquer objetos que possam ser tidos como apetrechos para ritual, tão usados em diversos meios religiosos. (ritual)
11) Nas reuniões doutrinárias, jamais angariar donativos por meio de coletas, peditórios ou vendas de tômbolas, porque tais atitudes podem ser tomadas à conta de pagamento por benefícios. (dinheiro)
12) Pessoas desligadas e celulares ligados é eficiente instrumental de Espíritos obsessores que querem perturbar a reunião. Pior quando o portador do inconveniente aparelho atende ao chamado em pleno recinto. (telefone celular)
Richard Simonetti - Reformador - novembro de 2006

Nenhum comentário: