Bem Vindo ao Evangelizar Espírita!

Aqui você encontrará posts relacionados às aulas do 3º Ciclo da Infância ( 11 a 12 anos ) da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Centro Espírita Ildefonso Correia - Curitiba / PR.


Encontrará também informações relacionadas ao Espiritismo e à Educação, elementos-chave para alcançarmos o objetivo de divulgação da Doutrina Espírita e evangelização do homem.




domingo, 21 de março de 2010

Aula - Pensamento e Sintonia

Álbum de fotos - acesso restrito


Introdução
Tempo: 5 min.


Perguntar aos Evangelizandos o que entendem por pensamento e por sintonia. O que sabem sobre isto? Qual a importância no dia a dia? Qual a importância na Doutrina Espírita?

Considerando a aula anterior – Espírito, perispírito e corpo – quem ou o que pensa? Espírito, corpo, perispírito? Mente ou cérebro?


Atividade 1: Pensamento
Tempo: 20 min.


O pensamento é exteriorização da mente, que independe da matéria e por sua vez é originada no Espírito. Portanto, encarnados e desencarnados pensam.

O Espírito possui a faculdade mental que expressa o pensamento em todas as direções, utilizando-se do cérebro humano para comunicar suas idéias com as demais pessoas. Exemplo das ondas de um lago quando cai um objeto em sua superfície. Que outros tipos de onda você conhece?



Utilizar um rádio para demonstrar o alcance das ondas de pensamento.

Utilizar uma corda para demonstrar as propriedades ( entre outras ) de uma onda de pensamento: frequência, amplitude, energia aplicada, deslocamento no espaço e no tempo, direção, sentido. Observar que quanto mais elevado o Espírito, mais energia contém a onda mental e maior freqüência possui a onda.

O pensamento é um condutor de energias positivas e negativas. Todo pensamento emitido é uma força criadora e modeladora, pois cria imagens mentais que são vistas pelos Espíritos desencarnados. Dar exemplo de quadros mentais quando ouvimos uma história ou uma notícia no rádio.

Através do pensamento, os Espíritos podem manipular o ambiente à sua volta e criar o que for de sua vontade, pois o perispírito possui plasticidade.


Atividade 2: Sintonia
Tempo: 15 min.


O pensamento é um meio de sintonia entre os espíritos encarnados e desencarnados. Atraímos Espíritos que se identificam com nossas idéias.

Dar exemplo de um estádio de futebol – quem será atraído por ele? Somente vai a um estádio de futebol quem gosta de futebol.

Exemplificar com o rádio, através da mudança de estação, os mecanismos de sintonia e interferência.

Esses pensamentos emitem fluidos que impregnam, com sua própria composição positiva ou negativa, os ambientes e a própria pessoa que pensa. Esta por sua vez pode influenciar pessoas, animais, plantas, etc. Por isso devemos tomar cuidado com o que pensamos e com os lugares que frequentamos.


Atividade 3: Higiene mental
Tempo: 10 min.


O pensamento é energia que se exterioriza e cria sintonia com outras mentes, sejam encarnadas ou desencarnadas. Podem ser também fontes geradoras de desequilíbrios, doenças e acontecimentos negativos.

Higiene mental é cuidar dos pensamentos que temos, avaliando os tipos de pensamentos que temos, qual seu tipo de energia, se positiva ( proporcionando equilíbrio, paz, saúde, amor ), ou negativa ( estimulando o egoísmo, a falta de fé, a avareza, a doença do corpo e o desequilíbrio do ambiente ) para fazermos a escolha pelo pensamento elevado e construtivo.

Em que situações nos defrontamos com escolhas sobre nossos pensamentos e nossas sintonias? Pressentimento, intuição; prece, Evangelho no Lar, passe; espírito protetor, obsessor; templo, cemitério, hospital, natureza; doença, stress, etc...


Conclusão
Tempo: 5 min.


Disciplinar e edificar o pensamento através da fixação da mente em idéias superiores da vida, do amor, da arte elevada, do bem, da imortalidade, constitui objetivo moral da reencarnação, de modo que a plenitude, a felicidade sejam a conquista a ser lograda.

Pensar bem é fator de vida que propicia o desenvolvimento e a conquista da Vida.

Questionar a turma, que deverá acertar 80% das questões:
• O que é pensamento e como funciona?
• Quem emite pensamentos?
• O que é sintonia de pensamento?
• Cite alguns exemplos de sintonia.
• Como devemos agir em relação a nossos pensamentos e nossas sintonias no dia-a-dia?


Atividade Extra: Jornal Mundo Espírita
Tempo: 20 min.


Distribuir exemplares do Jornal deste mês para a turma e pedir que leiam o que mais lhes interessarem por 10 minutos. Nos 10 minutos seguintes, discutir os artigos mais interessantes, na opinião deles.


Fontes de Pesquisa:
1. FEESP. Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos. In: ___. Brincando e Aprendendo Espiritismo, vol. II. 3. ed. São Paulo / SP: Edições FEESP, 2002. Cap. 14.


Fontes de Pesquisa e Recursos Utilizados por Atividade:
Atividade 1: [1], corda, rádio
Atividade 2: Rádio

Nenhum comentário: